Resumo de modelo hierarquico
Resumo da leitura da etapa1 passo 1 ATPS
Modelo Hierárquico O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido à consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitaram a exploração de sua estrutura de endereçamento físico. Aqui os dados são organizados em árvores ou hierarquias. Nas hierarquias, os nós são ocorrência de registros, e registro é um conjunto de atributos. Ligação é uma associação feita entre dois registros. Onde um registro puder ser associado a vários outros registros, dizemos então que tem cardinalidade 1:N (um para N).
Modelo em rede O modelo em rede veio como uma extensão ao modelo hirárquico, fazendo com que o conceito "hierarquia" fosse eliminado e um determinado registro pudesse ser associado a vários outros registros. Esses dois modelos são orientados a registros,ou seja, o acesso é feito registro a registro.
Modelo Relacional Surgiu para aumentar a independência de dados nos SGBD, prover um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados, e acesso ad hoc. Esse modelo se mostrou ser o mais flexível, por tabelas.
Modelo orientado a objetos Só se tornou viável em 1980. Surgiu em função dos limites de armazenamento, e pela habilidade criar novos tipos de dados. seus produtos. O termo Modelo Orientado a Objetos é usado para documentar o padrão que contém a descrição geral das facilidades de um conjunto de linguagens de programação orientadas a objetos. Esse modelo é usado em aplicações especializadas.
Sistemas Objeto-Relacionais A área de atuação dos sistemas Objeto-Relacional tenta suprir a dificuldade dos sistemas relacionais convencionais, que é manipular dados complexos, para ser mais representativos em semântica e nas modelagens. A solução foi acrescentar