base de dados
No modelo hierárquico era necessário escrever programas na ordem para acessar o banco de dados. Um diagrama de estrutura de árvore descreve o esquema de um banco de dados hierárquico. No modelo em rede ao contrário do Modelo Hierárquico, em que qualquer acesso aos dados passa pela raiz, o modelo em rede possibilita acesso qualquer nó da rede sem passar pela raiz. O modelo relacional implementa estruturas de dados organizadas em relações.
No modelo orientado a objetos a habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientadas a objetos. Contudo, estes sistemas necessitam guardar representações das estruturas de dados que utilizam no armazenamento permanente.
Na arquitetura dos SGBDs
existe as Plataformas centralizadas. Na
arquitetura centralizada, existe um computador com grande capacidade de processamento, o qual é o hospedeiro do SGBD e emuladores para os vários aplicativos. Sistemas de Computador Pessoal - PC. Os computadores pessoais trabalham
em
sistema
stand-alone,
ou
seja,
fazem
seus
processamentos sozinhos. Banco de Dados Cliente-Servidor. Na arquitetura
Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída).
Banco de Dados Distribuídos (N camadas). Nesta arquitetura, a informação está distribuída em diversos servidores. Acho que esse é o resumo da base de dados que eu compreendi.