Estudo comparativo entre os modelos de banco de dados relacional, hierárquico e em rede.
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
estudo comparativo entre os modelos de banco de dados relacional, hierárquico e em Rede.
JÔNATAS DIOGO MULLER
RICARDO FACHIN OLIVO
JOINVILLE
2012
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os modelos de banco de dados relacional, hierárquico e em Rede. Para cada modelo será mostrado um pequeno histórico, o método de conversão do Diagrama ER, os métodos de definição e manipulação de dados assim como suas características. Também serão citadas as principais vantagens e desvantagens na utilização de cada modelo.
INTRODUÇÃO
* 1- SISTEMA DE BANCO DE DADOS HIERÁRQUICO 1.1- Histórico
O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido á consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitam a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações. 1.2- Característica Nesse modelo de dados os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que procede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registro-filhos.
1.3- DIAGRAMA ER
O diagrama consiste em dois componentes básicos: Caixas, as quais correspondem aos tipos de registros e Linhas, que correspondem às ligações entre os tipos de registros. Como exemplo do modelo hierárquico, considere a Figura abaixo.
Diagrama de estrutura de árvore Cliente - Conta Corrente
1.4- DEFINIÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DADOS
Os registros são organizados como árvores com raiz. Cada árvore tem uma raiz, que é um pseudonó (cada nó é um registro, mas a raiz tem apenas a função