Resumo de Metodologia
São apresentados quatro vertentes essências para esse quadrilátero: ensino, gestão, atenção e controle social. Seu objetivo principal é fazer com que a formação de profissionais e a forma de ensino passem a não somente focar unicamente na parte técnico-científica da profissão e passe a se interligar com as relações sociais e suas práticas com intuito de importância em sua relevancia social contribuindo no aumento da qualidade de saúde e vida da população.
A formação de um profissíonal da área de saúde não pode se basear somente nas práticas técnicas como diagnóstico, cuidado, tratamento, prognóstico e outros mas em condições de atendimento às necessidades de saúde das pessoas e população. Porém infelizmente o setor de ensino empregado não tem demostrado interesse de guiar sua formação a partir do ideais do SUS , que tem tido papel ativo na na reorientação de estratégias de cuidar e tratar a saúde individual e coletiva, mas todas as iniciativas tomadas, para melhorias, foram de baixo resultado para que houvesse uma mudança efetiva. Muitas vezes a falta de demonstração de revelância pública e social no projeto político-pedagógico das instituições é o que tem deixado o processo de formação imcompleto para a atuação desses profissionais.
Anteriormente o sistema de formação presente no Brasil se baseava na integração ensino - serviço - comunidade porém o mais correto seria a integração ensino - serviço - gestão - controle social que consiste na participação da população como agente principal para o