Resumo De Liter Tura
O livro não apresenta um resumo das mais importantes obras, porém, pode ser utilizado como um roteiro para que o leitor não perca tempo com algumas delas. Livros como Ulisses, de James Joyce, cuja história se passa em um único dia (16.06.1904), são de leitura tortuosa e complexa, exigindo muita concentração e paciência. Mesmo cultuado pela crítica como um dos melhores romances já escritos, poucas pessoas o leram na íntegra, eu, confesso, não conheço ninguém. Já Retrato do Artista Quando Jovem, "não forçará seu cérebro a criar conexões neurais completamente novas quando estiver lutando para compreendê-lo" e "ao contrário das obras posteriores de Joyce, você não tem que carregar outro livro que explique o livro que você está lendo" (pág. 358).
Já com relação a obra máxima de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido, informa Newman que a leitura do livro (sete volumes) pode levar de três meses a um ano, porém, "tudo o que se pode dizer é que o livro vai fazer daquele ano um ano melhor ". Para ela "este é um daqueles livros que desejamos que nunca termine - e, de fato, ele quase não termina de tão comprido que é. Na verdade, é mais ou menos como estar apaixonado" (pág. 370).
Nem todos, porém, são elogiados. Para a autora, as histórias de Edgar Allan Poe, famoso escritor estadunidense, "são, na melhor das hipóteses, artificiais, e devem ser tratadas como fósseis literários em uma linha evolutiva que, no decorrer do tempo, culminou em algo legível" (pág. 235). O comentário é inconveniente para com um dos maiores escritores do "romantismo sombrio", porém, seguindo o propósito do livro, se trata de um guia irreverente para a leitura dos clássicos.
Dita irreverência, aliás, fica evidente nos comentários a Ernest Hemingway, que para a autora "criou o tipo do romantismo macho, que escreve com uma mão enquanto dá uma surra em um mané como a outra. Ele caça ursos com um garfo e se sente mais à vontade numa