Fator De Potencia
O fator de potência é um índice que demonstra se a utilização da energia é eficiente e se existem possibilidades de melhoria. O conhecimento e o gerenciamento desse índice proporcionam maior eficiência e segurança às instalações e equipamentos, além da redução do custo com a energia elétrica.
Em redes com cargas indutivas (por ex., motores), o fator de potência cos ϕ altera-se com manobras e flutuações da carga. A concessionária exige que a relação entre a potência ativa P e a potência reativa S não ultrapasse determinado valor.
2. DESENVOLVIMENTO
A energia elétrica é a força motriz de máquinas e equipamentos elétricos. Essa energia é utilizada de duas formas distintas: a energia ativa e a energia reativa. A energia ativa é que realmente executa as tarefas, isto é, faz os motores girarem, realizando o trabalho do dia a dia³. A energia reativa forma um campo magnético necessário para que o eixo dos motores possa girar. A energia reativa está presente em: motores, transformadores, reatores, lâmpadas fluorescentes, etc.
FIGURA 1 – Triângulo de vetores do fator de potência (COPEL, 2013).
Se efetuarmos a composição destas duas formas de energia, achamos a energia aparente ou total. Resumindo, o fator de potência é um índice que indica quanto da energia foi utilizada em trabalho e quanto foi utilizada em magnetização³.
O fator de potência (FP) é o quociente da potência ativa (kW) pela potência aparente (kVA). E, conforme a figura 2 abaixo mostrada, o fator de potência é igual ao cosseno do ângulo . A figura 3 apresenta algumas equações relativas a problemas do assunto tratado³.
FIGURA 2 – Triângulo de vetores do fator de potência (CELESC, 2013).
FIGURA 3 – Algumas equações utilizadas na resolução de problemas referentes ao fator de potência. (CELESC, 2013).
A legislação * determina que o Fator de Potência deve ser mantido o mais próximo possível da unidade, mas permite um valor mínimo de 0,92 (COPEL, 2013).
* Resolução ANEEL 456/2000
Se o