Resumo de Lideran a e Equipes
Teoria Politica A teoria política se baseava em que o poder se dava pelo o posicionamento do indivíduo na hierarquia, ou seja, pelo cargo que ele ocupa. O poder neste caso só era legitimado pelo cargo que ele ocupa.
OBS: Toda liderança é uma forma de poder.
Poder Formal (Autonomia, autoridade e responsabilidade)
Poder está vinculado com:
Controle (ele se dá pela ordem)
Disciplina
Isso leva à: repressão, coesão e manipulação dos indivíduos.
Bem comum
Projeto (objetivo)
Pressupõem-se que há a existência de um governante, este com preparos especiais e de governados, que tem como papel a obediência e exercem diferentes papeis. (O líder assume o poder para o prol do bem comum.)
OBS: Para a ciência política os subordinados não estão capacitados e nem preparados e por isso eles devem obediência aos líderes. Eles têm ideias vagas e imperfeitas. Cabe também aos liderados ajudar ao líder a liderar. Algumas vezes os liderados não entendem as ações do líder em prol do bem comum, quando eles não entendem os liderados podem se revoltar e para chegar ao seu objetivo, o líder pode ter atitudes tiranas OBS: No momento em que o líder usa seu poder em prol do bem próprio e não do bem coletivo ele se torna TIRANO.
Psicologia Social Perspectiva do poder baseada na capacidade do indivíduo de influenciar pessoas independente do cargo em que ocupa. Esse tipo de liderança é a liderança informal (característica individual da pessoa) e está vinculado ao poder de ação, em aplicar o poder pessoal.
O poder está vinculado à:
Persuasão
Influencia
Essas variáveis geram: apoio e colaboração, consentimento espontâneo, confiança e respeito
Bem comum
Objetivo em comum
Esse tipo de liderança tem uma relação entre as partes de interdependência e de interesse, tanto dos líderes como dos liderados, bem como da missão.
OBS: