1808
Adrielle Fressatti
Artur Candido Jales Rosa Michelle Ribeiro Mussa El Bayeh Saulo Henrique
1808 A República Pernambucana Versailles Tropical Portugual Abandonado O Retorno
Ituiutaba 2015
A República Pernambucana:
Olinda e Recife eram as duas maiores cidades de Pernambuco tinham juntas 40 000 habitantes que representava 2/3 da população da capital da colônia que era Rio de Janeiro. Pernambuco era onde a rivalidade entre colonos nascido em Portugal e colonos nascidos no Brasil, era mais enraizada.
Então estoura-se uma revolução em Pernambuco, que refletia o descontentamento de todas as capitanias com o aumento dos impostos.
Outros fatores também colaboraram com a revolta pernambucana, dentre eles o aumento da produção mundial de açúcar, que gerou uma queda no seu preço, sendo este um dos principais produtos exportados da colônia. O movimento abolicionista na Europa também gerou desconforto a capitania, pois estavam gerando restrições no tráfico negreiro, o qual era o principal motor da economia agrária pernambucana. Outro ponto que ajudou a agravar a situação foi a seca que atingiu o sertão nordestino.
Isso fez então que Pernambuco tornasse um solo fértil para as idéias liberais francesas e americanas.
Com a revolução uma lei orgânica foi criada, e a separação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O catolicismo continua sendo a religião oficial, porém derivações do cristianismo passam a ser toleradas. Por fim é proclamada a liberdade de imprensa. Tudo isso foi decidido em uma assembléia constituinte.
Os revolucionário ocuparam Recife em 6 de março de 1817 e teve fim em 20 de maio do mesmo ano.Apesar da pouca duração da revolta, e do seu fracasso, o movimento custou caro aos planos da corte portuguesa.
Versailles Tropical
O ano de 1818 foi um dos anos mais felizes da temporada de Dom João VI aqui no brasil.Tudo