Resumo de Introdução à Economia - Adam Smith, Clássicos, Marx e Teoria Neoclássica.
1. Primeira Aula
Economia é o estudo da melhor alocação possível dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos ilimitados. - Economia por Ciência Neutra
Economia estuda as relações sociais que ocorrem ao longo do processo de produção e trata de leis que envolvem a produção e a distribuição desses valores. -Economia Política.
Fatores de Produção -> Trabalho [QUE GERA SALÁRIO] Recursos Naturais [QUE GERAM RENDA] Capital Físico [QUE GERA LUCRO] Tecnologia
Tudo o que é gerado pelos fatores de produção compõe o que chamamos de demanda ("desejos ilimitados")
PRODUÇÃO GERA RENDA QUE GERA DEMANDA QUE GERA PRODUÇÃO
2. Adam Smith
Separa a Economia da Política.
"Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações" - 1776
-No período pré-capitalista, o LUCRO vinha do COMÉRCIO. Quem tinha mais ouro/prata (METALISMO - MERCANTILISMO) exportava e quem não o tinha importava. Já no capitalismo , o LUCRO virá da PRODUÇÃO.
-No período pré-capitalista a sociedade era ESTRATIFICADA. Deus decidia de que forma você nascia, não havia usura ou lucro visto que estes eram condenáveis pela Igreja.
-No capitalismo, você não tem mais a riqueza medida em ouro/prata, e sim no PIB (Produto Interno Bruto), um exemplo claro de como o que importa e o que traz lucro nesse sistema é a PRODUÇÃO, e não mais o comércio.
-Com a revolução industrial, veio junto o sistema conhecido por nós como CAPITALISMO. Adam Smith afirma que o ponto central do novo sistema é o INDIVIDUALISMO, que tem como fundo o LIBERALISMO, que é a base do capitalismo. O egoísmo do homem faz o mercado capitalista funcionar. O interesse agora é o LUCRO individual, sem se preocupar com o mercado.
-O individualismo produz ordem, não caos.
-Todos são livres para buscar seus interesses. O