Trabalho Economia
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
BREVE RETROSPECTO
SÃO JOSE DOS CAMPOS
2014
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
BREVE RETROSPECTO
Trabalho para substituição de avaliação bimestral, resenha do Capítulo II – PLT de Econômica do curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, da Faculdade Anhanguera Educacional de São José dos Campos, SP.
Orientador: Renata Galindo
SÃO JOSE DOS CAMPOS
2014
Introdução
Existe um consenso em dizer que a Teoria Econômica se deu inicio com os fisiocratas na França, mas concretizaram-se quando foi publicada a obra do escocês Abram Smith, “As Riquezas das Nações, em 1976”.
Antigamente se via a economia como parte da filosofia social, da moral e da ética, utilizando-se dessa justificativa, não se fazia estudos sobre s relações econômicas.
No século XIX a ciência econômica era conhecida como Economia Politica, esse termo desapareceu no inicio do século XX, com a influencia da Teoria marginalista, que se fez entender que a economia é uma ciência pura, como Português e Matemática.
Precursores da teoria econômica
Mercantilismo e Fisiocracia
Os Mercantilistas acreditavam que para um país ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época às transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países.
Os Fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um país era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (matéria-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria-prima.
Os clássicos: Adam Smith / David Ricardo / John Stuart Mill
Jean-Baptiste Say / Thomas Malthus
Adam Smith foi o precursor da moderna teoria econômica e suas principais defesas eram