Resumo de Fundações
As fundações hoje conhecidas podem ser divididas em alguns grupos, como: Fundações rasas, Fundações profundas, Tubulões, entre outras. Tem como objetivo receber as cargas provenientes do prédio, e distribui-las no solo, em outras palavras, a resistência da estrutura depende da fundação.
As rasas, ou diretas, tem como característica transmitir a carga ao terreno, por meio de sua base, na qual a profundidade adjacente é inferior duas vezes à menor dimensão da fundação. Pertence a esse tipo, as sapatas, os blocos, radiers, sapatas associadas, vigas de fundação e as sapatas corridas. Para utilizar-se dessa fundação tem-se que ter todo um estudo, a respeito da porosidade do solo, pois estes solos são potencialmente colapsíveis.
Os blocos, definido como fundação rasa, tem por característica a sua composição superficial de concreto, de forma que o concreto resista as trações provenientes do edifício, sem a necessidade da armadura. Tem como característica também, sua forma em bloco escalonado com um tronco de cone, sendo assim grande a área de contato com o solo, melhor distribuindo as cargas. As sapatas por sua vez, se utiliza de concreto armado, sendo que as cargas sejam resistidas pela armadura, e quanto a sua forma, normalmente apresenta a base quadrada, retangular ou trapezoidal. Resistem principalmente à flexão. Tem-se que ter uma atenção voltada ao fato da umidade do solo não corroer a armadura da sapata, usando-se aditivos no concreto.
Os alicerces são utilizados em pequenas construções, como sobrados. Constituídos de concreto ou alvenaria, e trabalham principalmente a compressão. É necessária a colocação de uma cinta, que são impermeabilizadas com camadas de argamassa hidrofugante, e pintura com emulsão asfáltica para evitar a umidade. As sapatas alavancadas são empregadas quando houver algum obstáculo no terreno, ou divisa do mesmo, provocando a peça não conseguir ter o centro de cargas, ai será necessário a implementação de uma sapata próxima por