resumo de fisica
As leis de Newton - capítulos 4
Leis de Newton do movimento
Fico claro que neste capitulo, foi usado novos conceitos “força e massa”. Para analisar os princípios da dinâmica. Onde esses princípios podem dividir-se em um conjunto de três afirmações dada por Isacc Newton, que foram elaboradas e chamadas de ”leis de Newton movimento”.
A 1ª lei afirma que, quando a força resultante que atua sobre um corpo é igual a zero, o movimento do corpo não se altera. A 2ª lei refere-se a relação da força com a aceleração, quando a força resultante que atua sobre o corpo, não é igual a zero. A 3ª lei é uma relação entre as forças de interação que um corpo exerce sobre o outro.
Essa leis são fundamentais, pois tais afirmações não podem ser explicadas de outras maneiras. De todas as leis vistas acima, apenas uma requer uma fórmula para a sua resolução, a 2ª lei , “A soma vetorial de todas as forças que agem sobre um corpo é igual ao produto de sua massa e a aceleração adquirida por ele”
Sistema de referência inercial:
Esse conceito é essencial para as leis de Newton do movimento, vale para alguns sistemas de referência mas não vale para outros. Um sistema de referência para o qual essa lei de Newton é valida denomina-se “Sistema de referencia inercial”. A terra pode ser considerada aproximadamente um sistema de referência inercial , mas o ônibus não, por exemplo. Como a primeira lei de Newton é usada para definir um sistema de referência inercial , algumas vezes ela é chamada “Lei da inercia”. Mencionamos apenas um sistema de referência inercial: a superfície terrestre. Mas há muitos desses sistemas. Quando temos um sistema referencial “A”, que obedece a 1ªlei de Newton,