Resumo de Filosofia 15 09 2009
TEMA 1: POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA
A ORIGEM DA FILOSOFIA
Filosofia – palavra grega. É composta de duas outras: Philo e Sophia. Philo – “amizade e amor fraterno”. Sophia – “sabedoria”. Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Atribui-se ao filósofo Pitágoras de Samos a invenção da palavra “filosofia”. A Filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. Atitude filosófica – quando toma a decisão de não aceitar as opiniões estabelecidas e começasse a fazer as perguntas que os outros julgam estranhas e inesperadas. Por ex.: Em vez de perguntar: Que dia é hoje? Que horas são?, perguntasse O que é o tempo?. Ou em vez de falar mentiroso! questionasse: “O que é a Verdade?”, “O que é falso”, “O que é o erro? Portanto, a atitude filosófica é você sair do seu cotidiano, de si mesmo e procurar indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam a nossa existência. Duas características da atitude filosófica:
a) Positiva – a interrogação que faz sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, os comportamentos, os valores sobre nós mesmos. O que é? Por que é? Como é? Essas indagações são fundamentais da atitude filosófica.
b) Negativa – dizer não aos “pré-conceitos”, aos “pré-juízos”, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo pensa e diz”, ao estabelecido. A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica. A palavra “crítica” vem do grego e possui três sentidos principais:
* capacidade de julgar,