Resumo de Europa Física
Europa
Aspectos naturais e físicos da Europa:
A Europa possui uma extensão territorial de 10 milhões de km² e estende-se do Oceano Atlântico aos montes Urais e do Oceano Glacial Ártico até o Mar Mediterrâneo.
O continente europeu consiste em uma grande extensão de terra que sai de um imenso bloco continental, a Eurásia, e avança em direção ao mar. Possui um litoral bastante recortado, sendo cercado por oceanos, mares, estreitos e canais. No continente destacam-se também as ilhas e as penínsulas.
Os mares
A saída para o mar sempre for muito importante para a economia e defesa das nações. Os mares são fundamentais e facilitam a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias, além de serem utilizados para a pesca e o turismo, que gera lucros. Além disso, a força de suas marés é utilizada na geração de energia. Graças a isso, muitas regiões industriais e várias capitais europeias situam-se no litoral e outros países europeus, que não possuem saída para o mar fazem acordos internacionais para terem acesso ao mar (para o comércio internacional).
Há três tipos de mares na Europa:
Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o Mar Cáspio.
Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades, como, por exemplo, o Mar do Norte.
Mares interiores: existem restritas passagens que possibilitam uma conexão com os oceanos, a ligação ocorre por meio dos estreitos, como, por exemplo, o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro e o Mar Báltico.
As penínsulas
Península é uma extensão de terra que avança para o mar ou rio. As principais penínsulas da Europa são:
Península Escandinava: Noruega, Suécia e Finlândia.
Península Dinamarquesa: Dinamarca e uma pequena parte da Alemanha.
Península Ibérica: Portugal e Espanha.
Península Itálica: Itália.
Península Balcânica: Grécia, Croácia,