Resumo de etica
Alunos:
Jarbas Contin
Daniel Menezes
Paulo Vital
Alladon Nobrega
Capítulo 1 – Uma economia de livre mercado. A solução ou o problema?
Temas como capitalismo, grandes negócios, corporações e economia global sempre são objeto de discussão e conflito.
O alvo deste livro é alcançar um entendimento da natureza de uma economia de mercado, de como os negócios funcionam, o que os impulsiona, que tipo de resultado é possível almejar e quais são suas limitações.
Opções Morais
Como conciliar os negócios e o senso moral do que é certo e errado?
- Preciso ganhar a vida: Mais comum e irrefletida. O fim justifica os meios?
- Procuro ser moral em meu trabalho: Identifica os negócios como amorais, mas tenta ser moral. A empresa pode ser corrupta, mas eu sou honesto.
- Não fazemos nada ilegal: Ficar longe de encrencas. Todo dilema é tratado como uma questão legal. Administração de risco.
- O governo precisa regulamentar os negócios: Os negócios são imorais e o governo é moral.
De acordo com estes conceitos, as empresas são simplesmente ficções legais definidas por lei e governadas por abstrações econômicas. No entanto, para que aconteça alguma coisa nestas companhias inanimadas, há pessoas de carne e osso organizadas para agirem e terem resultados.
O mundo dos negócios ocupa uma parte tão grande da vida do indivíduo que uma das melhores formas de definir uma pessoa é saber o que ela faz para ganhar a vida.
Isto demonstra como a sociedade moderna está delineada em termos econômicos, assim como em outras épocas era delineada em outros fatores como a era da religião, a era da razão a nossa será determinada como a era da economia ou dos negócios.
O Propósito dos negócios
O mundo dos negócios está diretamente relacionado ao mundo das corporações. No entanto, corporação é uma entidade legal e não uma pessoa.
Então, como se pode esperar que uma corporação tenha consciência quando ela não tem alma para ser condenada