Resumo de ensino universitário zabalza
Universidades combinam docência e ciência; sentido prático e profissionalizante para a formação dos estudantes; façam contato com o meio social, econômico e social. (desafios para a universidade)
Forte confiança em sua capacidade de influência no desenvolvimento social, cultural e científico dos países.
Passagem de uma orientação centrada no ensino para uma orientação centrada na aprendizagem.
Características definidoras do atual mundo universitário: introdução de sistemas de avaliação e controle; progressiva heterogeneização das instituições; já não se exige apenas algumas competências técnicas especializadas, mas também outras habilidades. A formação ao longo da vida; progressiva heterogeneização dos estudantes; decréscimo nos investimentos financeiros; grande indiferença em relação à formação para a docência; sistema de gestão que se aproxima ao modelo das grandes empresas.
O que acontece em cada instituição é muito condicionado pelo contexto político, social e econômico em cada uma desenvolve suas atividades.
“Concepção” e “papel social” da universidade.
Inserção na dinâmica central da sociedade e participação em suas proposições.
De um bem cultural, a universidade passou a ser um bem econômico. De lugar reservado a uns poucos privilegiados, tornou-se um lugar destinado ao maior número possível de cidadãos. De um bem direcionado ao aprimoramento de indivíduos, tornou-se um bem cujo beneficiário é o conjunto da sociedade (sociedade do conhecimento, sociedade da competividade). De instituição conduzida por acadêmicos que definiam sua orientação e administravam seu desenvolvimento, tornou-se um espaço em que se destacam as prioridades e as decisões políticas.
A universidade transformou-se em mais um recurso do desenvolvimento social e econômico dos países, submetendo-se às mesmas leis políticas e econômicas que os demais recursos.
Massificação – Ampliação dos grupos que tinham acesso à