Liberdade e igualdade - norberto bobbio-resumo
BOBBIO, Norberto. Igualdade e Liberdade. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. 96 p.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que será abordada nesse projeto de pesquisa apenas a ideia de igualdade desenvolvida por Norberto Bobbio, pois é o conceito que mais se encaixa entre os citados e desenvolvidos no livro. Sendo assim, o autor inicia seu livro relacionando e desenvolvendo, já no preâmbulo, os conceitos e aplicações dos termos igualdade e liberdade.
Remetendo principalmente a noções históricas, coloca a igualdade como um valor, sendo esse valor enraizado na consideração do homem como pessoa. Segundo ele, ao pensarmos em igualdade devemos considerar igualdade entre quem? ou igualdade em relação a que?, pois o termo igualdade é vago, a igualdade é pura e simplesmente um tipo de relação formal que pode ser usada em varias formas de conteúdo.
Um dos termos citados também no livro é Justiça, que é na maior parte do texto comparado e confrontado com igualdade. Essa comparação e esse confronto são feitos devido ao fato de que um dos significados de justiça é o que define justiça como igualdade, quando uma ação justa acontece e haja uma relação de igualdade. A relação entre os dois termos é compreensível baseado no fato de que o princípio e a finalidade deles são a ordem, o equilíbrio e a harmonia.
Segundo o autor, Liberdade e Igualdade são termos diferentes em diversos âmbitos, embora apareçam articulados com frequencia nas ideologias. Porem, Igualdade e Justiça mal têm distinção de conceitos e valores na maioria de suas acepções, e como prova a isso, Bobbio demonstra que liberdade e justiça é frequentemente utilizada como equivalente da expressão liberdade e igualdade (BOBBIO, 2002, p.14)
Fazendo uma referencia a Aristóteles¹, Norberto coloca os dois possíveis conceitos de justiça explicados pelo filósofo, onde o primeiro identifica justiça com legalidade, e o segundo com