Teoria estruturalista
A teoria estruturalista e um desdobramento da teoria da burocracia e uma leve aproximação da teoria das relações humanas e tem também uma visão critica a organização formal.
Conceitos de Estruturalismo:
Estruturalismo e a teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo e maior do que a simples somas das partes.
Fundamentos da Escola Estruturalista:
O Homem Organizacional
O homem organizacional é aquele que desempenha diferentes papéis em diversas organizações e, para isto, precisa ter certas características:
Flexibilidade:
Em função da diversidade de papéis desempenhados e as constantes mudanças que ocorrem na vida moderna.
Tolerância às frustrações:
Para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre as necessidades organizacionais e pessoais.
Capacidade de adiar as recompensas: é poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização em detrimento das preferências ou vocações pessoais.
Permanente desejo de realização: Adaptação às normas que possibilitam o acesso a postos de carreira dentro da organização. Tais características nem sempre são exigidas nas organizações emníveis máximos, sua aplicação dependerá das combinações ou composições de acordo com o tipo de organização e os cargos a serem ocupados; Porém é de grande valia de tenhamos conhecimento das mesmas para podermos nos adaptar mais rapidamente a tais exigências quando solicitadas. A exigência de o homem relacionar seu comportamento com o de outras pessoas, visando atingir um objetivo, gera a organização social. Na organização social encontramos o elemento comportamento, gerado peloestímulo e o elemento estrutura, que são categorias de comportamentos ou conjuntos de comportamentos agrupados. Nas organizações, as pessoas desempenham determinados papéis. Papel é a expectativa de desempenho por parte do grupo social e a