resumo de contabilidade
A Contabilidade básica é a ciência que aborda o controle do patrimônio, objetivando representá-lo de forma matemática e graficamente, evidenciaando suas variações e estabelecendo normas para sua interpretação, análise e auditagem.
Com isso, a contabilidade básica vai servir como instrumento para a tomada de decisões dentro de todos os setores envolvidos com a empresa.
Um pouco de história A Contabilidade Básica é considerada um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do gestor do patrimônio, normalmente o seu proprietário, criando rudimentos de escrituração quando se viu preocupado em elaborar um instrumento para conhecer, controlar e medir resultados de seu patrimônio. Ao longo dos séculos, muitas tentativas foram sendo elaboradas até que o método das partidas dobradas (para todo débito em uma conta, existe um crédito, de forma que a soma deste débito será igual a soma do crédito) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis para atender às necessidades da gestão patrimonial.
Com a evolução do capitalismo e formação de grandes empresas, a contabilidade passou a interessar a diversos grupos como: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, entre outros. Assim, pode-se dizer que a contabilidade básica surgiu ou foi criada por conta da sua característica utilitária de responder às dúvidas de seus usuários, o que também foi responsável por sua própria evolução.
Funções da Contabilidade Básica:
As principais funções da Contabilidade Básica são: Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio no contexto econômico da empresa.
Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados de forma monetária;
Organizar: um sistema de controle financeiro adequado à empresa;
Demonstrar: com base nos registros, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e