resumo de coesão
1) Através da recorrência de termos:
Exemplo: Marta falava, falava, falava...
A recorrência nesse caso dá uma ideia de continuidade. Não é uma repetição vocabular vista como desnecessária, mas sim enfática. 2) A recorrência de termos: Rosa falava, falava, falava...
1) Através de recursos fonológicos, ou sons, caso da rima: Exemplo: Ela estava calada, quieta, quietinha...
A repetição “quieta”, “quietinha” intensifica a ideia.
2) Recursos fonológicos, ou sons, caso da rima: A bola não ficou triste, a bola alegre resiste .ex: Os males do Brasil são a corrupção, a educação e o Fernandão!
1) Através de uma paráfrase : recorrência de conteúdos semânticos.
Exemplo:
2) A paráfrase, que se refere à recorrência de conteúdos semânticos, marcada por expressões introdutórias como ,isto é: Ela não compareceu, ou seja, sumiu.
1)Através de paralelismo, que se baseia na recorrência da mesma estrutura sintática:
Exemplo: Lápis na mão, papel na mesa e ideias na mente sempre geram algum fruto.
Reparem como há nas expressões “Lápis na mão”, “papel na mesa” e “ideias na mente” uma relação de equivalência. (a estrutura é semelhante)]
2)O paralelismo, que consiste na recorrência da mesma estrutura sintática: Pão no forno, água na garrafa e fruta na geladeira não alimentam.
No fim
Coesão recorrencial trabalha, basicamente, com a reiteração das ideias. uma informação colocada inicialmente é mantida através de determinada estrutura. em alguns casos, repetir uma informação pode, sim, ser um recurso coesivo, uma vez que articula os conteúdos. vimos aqui casos em que esse fenômeno ocorre.
Entretanto, é preciso lembrar que os demais tipos de coesão (referencial, lexical, por elipse, sequencial), muitas