Resumo de Ciencia Politica
SURGIMENTO NO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (Guerra fria).
Estuda os fenômenos polticos. Predomina-se hoje que o poder é seu objeto central de estudo, e ai se engloba o estudo do Estado como importante manifestação do Poder Politico.
Estuda instituições e corporações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo. Darcy Azambuja, o objetivo mor da Ciência Política é a procura da verdade.
PRISMA FILOSOFICO: tendo por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das idéias políticas, tanto em sentido teórico (doutrina) como em sentido prático (arte), referido ao passado, ao presente e às possibilidades futuras.
PRISMA SOCIOLOGICO: O fenômeno político é um fato social por excelência, as bases sociais em que o poder repousa
PRISMA JURIDICO: Para Kelsen o Estado e Direito dão a mesma coisa, sem valor. O Direito é igual à lei, a lei diz o que é ou deixa de ser o Estado.
Banir do Estado todas as implicações de ordem moral, ética, histórica, sociológica, criando o Estado como puro conceito, agigantando-lhe o aspecto formal, restritamente jurídico, escurecendo a realidade estatal com seus elementos constitutivos e materiais.
-DIFERENÇA ENTRE CIENCIA POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Enquanto a Ciência Política faz o estudo da organização política e dos comportamentos políticos sem levar em conta os elementos jurídicos, a Teoria Geral do Estado volta-se ao estudo do Estado sob todos os aspectos, inclusive o jurídico.
FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE
MECANICISTA: A sociedade é o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam, mediante o vínculo associativo, um interesse comum impossível de obter-se pelos esforços isolados dos indivíduos.
ORGANICISTA: A sociedade é o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam