Resumo de Bioquímica Clinica
Etapa Pré-Analítico: identificação de amostras, preparação do paciente, coleta, etc...
Etapa Analítica: procedimentos detalhado da metodologia, reagentes, equipamentos, calibrações, valores de referencia, etc..
Etapa Pós-Analítico: cálculos, analise da consistência dos resultados, liberação dos laudos, armazenamento de material, arquivamento de resultados, etc..
Calibração: é um processo que visa verificar se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso.
Controle de Qualidade: define-se como toda a ação sistemática para dar confiança aos serviços de laboratório a fim de atender as necessidades de saúde do paciente, ou seja, é utilizado para determinar se um produto se ajustas às especificações.
Precisão: é o grau de variação de resultados de uma medição.
Exatidão: grau de conformidade de um valor medido ou calculado é quando a medida se aproxima da realidade.
Controle Interno: é responsável pelo monitoramento frequente da reprodutibilidade da fase analítica, identificando e eliminando erros inerentes ao processo das analises quantitativas e qualitativas.
Material biológico (amostras): líquidos, secreções, excreções e os mais utilizados são o sangue e a urina.
Causas pré-analiticas de variações dos resultados de exames laboratoriais: variações cronobiologicos, gênero, idade, atividade física, jejum, dieta, uso de fármacos, drogas de abuso, aplicação de torniquete.
Fase pré-analitica: identificação dos pacientes e dos tubos, conferencia de informações, volume da coleta, transporte ...
Procedimentos pós-analíticos: verificar se os valores dos controles estão dentro do limite estabelecido, se há valores de referencia....
Química Seca: colorimétrico, potenciométrico, imunoenzimátic.
Camada de difusão: distribui uniformemente a amostra no reativo seco, onde filtra moléculas de alto peso molecular