PIM Hipo e hipercolesterolemia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR –PIM
CAMPUS MANAUS Data: ____/____/____
HIPOCOLESTEROLEMIA E HIPERCOLESTEROLEMIA
1. INTRODUÇÃO:
Hipercolesterolemia
O colesterol é um composto a base de gordura que naturalmente faz parte de nosso corpo. Ele executa várias funções vitais importantes. O colesterol é necessário na estrutura das paredes que cercam as células do corpo e é a matéria-prima que é convertida em certos hormônios. O corpo produz todo o colesterol que o organismo precisa.
A gordura e o colesterol que a pessoa come são absorvidos no intestino e são transportados ao fígado. A gordura é convertida no fígado em colesterol, e é liberado na corrente sanguínea. Há dois tipos principais de colesterol: a lipoproteína de baixa-densidade (LDL colesterol – o "colesterol ruim") e a lipoproteína de alta densidade (HDL colesterol - o "colesterol bom").
Níveis altos de LDL colesterol estão associados à aterosclerose que é o acúmulo depósitos gordurosos ricos em colesterol nas paredes das artérias. Isto pode estreitar ou entupir as artérias, reduzindo a velocidade ou interrompendo o fluxo de sangue aos órgãos vitais, especialmente o coração e o cérebro. A aterosclerose que afeta o coração é chamada de doença das artérias coronárias, e pode causar infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Quando a aterosclerose entope as artérias que provêm sangue ao cérebro, pode causar um derrame cerebral (AVC) do tipo isquêmico.
Níveis altos de HDL colesterol (colesterol bom) protegem o organismo contra ataques do coração e derrame removendo o colesterol ruim das artérias e devolvendo-o ao fígado.
Como os níveis altos de colesterol podem causar aterosclerose, os médicos recomendam que as pessoas mantenham seus níveis de colesterol dentro de uma faixa específica. Veja abaixo:
LDL Colesterol
Menor que 100
Ótimo
100 a 129
Próximo do ótimo
130 a 159
Limite superior
160 a 189
Alto
190 ou