Bioquimica
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
Bioquímica
Técnica de Pipetagem
Contagem
Abril – 2014
Resumo
A Pipetagem é o método de transferência de líquidos como: analitos, reagentes, água e soluções mais usado no laboratório. A técnica permite a transferência de líquidos na quantidade certa, quando bem utilizada evita uma enorme margem de erro principalmente devido a sua precisão em medir líquidos de acordo com o que o exame feito no laboratório de análises clinicas determina. Na aula de bioquímica resultante deste relatório, fizemos a técnica de pipetagem aprendendo quais os erros que são comuns no laboratório e não devem ser repetidos quando realizamos esse procedimento para fim de evitarmos erros de resultado em nossas práticas de bioquímica.
Introdução
A pipetagem é a técnica mais utilizada no laboratório na transferência de líquidos, e também é o momento em que mais acontece erros. A pipeta a se utilizar para certas transferências, depende do exame e da quantidade de material a ser transferido, podem ser utilizadas pipetas automáticas e graduadas principalmente. Ao manusear um equipamento como esse, devemos ter vários cuidados pois quantidade milimétricas de materiais a mais ou a menos em uma solução muda totalmente um resultado a ser liberado.
Objetivo
A aula teve como finalidade nos preparar para fazer exames quantitativos, evitando os erros devido a pipetagem incorreta de soluções, reagentes e analitos.
Materiais utilizados
- Tubos de ensaio
- Pipetas automáticas
- Pipetas graduadas
- Ponteiras
- Soluções
- Papel absorvente
- Pera de sucção
Procedimento experimental
Fizemos o reconhecimento dos tipos de pipetas usadas na bioquímica: graduada e automática, introduzimos a pera na pipeta para sucção.
Antes de fazer o procedimento recebemos orientações do professor daquilo que não deve ser feito durante a técnica como por