Resumo de artigo
MEDICINA VETERINÁRIA - CCR
2º/2014
EXTENSÃO RURAL
BAGÉ, OUT 2014
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
MEDICINA VETERINÁRIA - CCR
2º/2014
RESUMO DO ARTIGO:
A EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA SOB O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Camila Camponogara
Extensão Rural
A EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA SOB O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL INTRODUÇÃO
A prática de uma nova extensão rural, ancorada nos princípios agroecológicos e visando a um desenvolvimento rural sustentável, nos instiga a levantar questões sobre como um novo modelo de extensão rural pode contribuir de maneira significativa para que isto ocorra.
Segundo Freitas et al. (2006), o desenvolvimento rural sustentável implica em potencializar formas de desenvolvimento cujo objetivo seja a satisfação das necessidades das gerações presentes, sem que a condição para isso, seja a não disponibilidade destas condições para as gerações futuras.
Considerações sobre a Agroecologia
A Agroecologia stricto senso é possível de ser definida como uma nova e mais qualificada aproximação entre a Agronomia e a Ecologia, ou seja, a disciplina científica que estuda e classifica os sistemas agrícolas desde uma perspectiva ecológica, no sentido de orientar o desenho ou o redesenho de agroecossistemas em bases mais sustentáveis (Caporal et al., 2006). Conforme Freitas et al. (2006), a agroecologia tem sua origem na fusão de duas ciências - a ecologia e a agronomia. Essas duas ciências, ao longo do tempo, estiveram afastadas em muitos momentos. Mas, nos anos 60 e 70, aumentou o interesse em unir ecologia e agronomia.
Do ponto de vista da contribuição para uma estratégia de transição agroecológica, a Agroecologia busca na Biologia muitos dos elementos necessários para o estabelecimento de sistemas de produção mais sustentáveis. Por um lado, a Agroecologia propõe uma prática educativa baseada em metodologias