resumo de anestesio
ANESTESIOLOGIA
LONDRINA – AGOSTO 2014
TEMAS ABORDADOS:
ANATOMIA TOPOGRÁFICA RELACIONADA AOS ANESTÉSICOS LOCAIS
NEUROFISIOLOGIA E DOR
FARMACOLOGIA DOS ANESTÉSICOS LOCAIS E SOLUÇÕES ANESTÉSICAS
FARMACOLOGIA DOS VASOCONSTRITORES
AVALIAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA
AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA E ESCOLHA DO ANESTÉSICO
SEDAÇÃO CONSCIENTE EM ODONTOLOGIA
ALUNOS:
GABRIELE DE ANDRADE
HALEF TURINI
JOÃO VITOR AUDIBERT
KESIA FLORA
MARIA EDUARDA LOPES
DISCIPLINA:
ANESTESIOLOGIA
PROFESSOR:
SILVIO DE OLIVEIRA RODRIGUES
CURSO DE ODONTOLOGIA – UEL
ANATOMIA TOPOGÁFICA RELACIONADA AOS ANESTÉSICOS LOCAIS
Nervo trigêmeo: V par craniano misto. O maior nervo craniano, é composto por uma raiz motora e uma sensitiva consideravelmente maior.
*A raiz motora do nervo trigêmeo origina-se separadamente da raiz sensitiva, no núcleo motor da ponte e da medula oblonga. Suas fibras seguemanteriormente ao longo da raiz sensitiva maior, porem totalmente separadas, até a região do gânglio de Gasser. No gânglio essa raiz segue em direção ao forame oval, deixando a fossa craniana média juntamente com a terceira divisão da raiz sensitiva (nervo mandibular). As fibras motoras do nervo trigêmeo inervam os seguintes músculos MASTIGATORIOS: masseter, temporal, pterigoideo medial e lateral, milo-hioideo, ventre anterior do musculo digástrico, tensor do tímpano, tensor do véu palatino.
*A raiz sensitiva (fibras) do nervo trigêmeo constituem os processos centrais ganglionares situados no gânglio de Gasser. Localizados na cavidade de Meckel na superfície anterior da porção petrosa do osso temporal, há dois gânglios, cada um inerva um lado da face. Convexidade voltada para frente e para baixo. Três divisões sensoriais do nervo trigêmeo saem da convexidade: divisão oftálmica, divisão maxilar, divisão mandibular.
Divisão Oftálmica: Primeiro ramo do nervo trigêmeo, exclusivamente sensitiva e é a