Esteroides anabólicos - mecanismos e efeitos
2.1 - Esteróides Anabólicos
2.2 - A influência da testosterona
2.3 - Mecanismo de ação
2.3.1 - Farmacologia
2.3.2 - Os efeitos dos esteróides anabólicos
2.4 - Estudo dos esteróides anabólicos em atletas
2.4.1 - Efeitos adversos
2.5 ? Suposições
2.6 - A ação dos esteróides anabólicos
2.7 - Alterações comportamentais
2.8 - Situações de utilização dos esteróides anabólicos
IV - Capítulo 3
Conclusão
V - Capítulo 4
Referências Bibliográficas
VI - Anexos
I ? RESUMO
Com o intuito de pesquisar a influência dos esteróides anabólicos sobre a força e a massa muscular em pessoas normais e atletas, com busca na literatura e depoimentos sobre o assunto, escolhemos a testosterona como anabólico principal e o estanozolol ( um esteróide sintético derivado da testosterona, com radical metil na hidroxila do carbono 17, o que possibilita um uso por via oral e com menor poder androgênico quando comparado com a testosterona ); para um estudo fisiológico de um fator muito em voga na atualidade - a utilização de esteróides anabólicos para melhora da performance.
II - CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
Os esteróides anabólicos são utilizados no esporte desde a década de 50, com o intuito de aumentar a massa e a força muscular. Estas substâncias foram proibidas pelo COI - Comitê Olímpico Internacional, e sua utilização é considerada como "doping" no esporte.
Existem estudos com atletas, não confirmando seu efeito como definitivamente positivo sobre performance muscular. Os leigos tem, constantemente, descrito os anabolizantes como tendo alto potencial tóxico, o que não tem sido confirmado objetivamente na literatura médica ( farmacologia, fisiologia e esportiva ). Por outro lado, a comprovação científica de seus efeitos tóxicos é dificultada por problemas éticos e pela dificuldade de reproduzir a maneira e a dose que os atletas utilizam estas medicações.
Os efeitos tóxicos relatados na literatura,