psicologia
SUJEITO EXPERIMENTAL
O rato utilizado para os experimentos em laboratório é o da espécie de ratos albinos ( linhagem Wistar ou Sprague- Dawley ) ou pigmentados ( linhagem Longp- Evans) descendentes do rato norueguês, espécie Rattus norvegicus. Esta espécie possui um sistema auditivo acurado e uma sensibilidade visual á luz, porém não enxergam cores, mas tem capacidade de perceber diferenças entre intensidades luminosas (luzes piscando intermitentemente em frequências alternadas, por exemplo). São mamíferos e se reproduzem com facilidade em biotério. Seu período de gestação é de cerca de 20 dias, onde podem dar a luz entre 7 e 10 filhotes.
Normalmente, os experimentos são com ratos de 100 a 120 dias de idade, sendo que durante os primeiros 90 dias de vida, o desenvolvimento biológico do rato é bastante acelerado. Durante sua vida, o rato não deixa de crescer, porém a velocidade com que cresce é mais lenta quando se é adulto. Seu peso é chamado de ad libitum ou ad lib.
O local adequado para se estudar os ratos seria o biotério, onde os animais são mantidos sob controle de higiene e saúde, para que se preze a saúde do animal e também das pessoas que entram em contato com ele. Os animais devem ficar alojados em condições controladas de temperatura, umidade e luminosidade. Se não estiverem em experimentação, os ratos devem ter constante livre acesso a água e comida (MATOS E TOMANARI,2002 P36 á 38).
LABORATÓRIO
Este relatório tem o objetivo de relatar as atividades e pesquisas sobre Análise Experimental do Comportamento, realizada na Universidade Paranaense – Campus Cascavel. As pesquisas foram realizadas no laboratório de informática da instituição de ensino, ao sábados no período das 09:00 até 10:00 horas, fazendo observação direta ao Sniffy, rato virtual, no período de abril de 2014 a agosto de 2014.
O ambiente físico do laboratório consiste em uma porta de entrada, um data show, uma lousa e vários computadores, do