Resumo De Analise
A aceitabilidade refere-se à expectativa do receptor de que o texto seja coerente, coeso, útil e capaz de passar conhecimentos ou cooperar como os objetivos propostos pelo produtor. Grice estabelece a qualidade, quantidade para que seja estabelecidada a coopereção entre produtor e repector.
É chamada de implicatura conversacional a preferência do receptor em supor que a infração aos principios convencionais seja intencional e tenha sentido.
Charolles afirma que o produtor ganha um crédito de coerência do recptor , colocando todo o conhecimento do texto a serviço de compreensão.
A comunicação se confirma quando há um contrato de cooperação entre os interlocutores, de tal meira que as falhas do produtor são percebidadas como siginficativas ou são toleradas.
A situacionalidade refere-se aos elementos pela pertinência e relevância do texto, dentro do contexto.
O contexto define o sentindo do texto.
É importante para o produtor saber quais os conhecimentos do receptor sobre o assunto, para não precisar dizer-los. Daí a coerência pragmática.
A existência dos diversos tipos de discurso é uma consequência desses fatores de textualidade. o texto pode compor dessa ou daquele maneira,a textualidae de cada tipo de discurso envolve elementos diferentes.
O interesse do receptor pelo texto vai depender do grau de informatvidade. Um dicurso menos previcível é mais informativo, um nivél mediano de informatividae seria o ideal.
É preciso que os dados necessários não deixem dúvidas de compreenssão para o receptor.
Beaugrande e Dressler dizem que a intertextualidade diz respeitos a fatores que são utilizados na construção de um texto do conhecimento de outro texto,só fazem sentidos aparti do entendimento de outros textos.
O discurso anônimo do senso comum pode ser considerado como formação previsivel e pode ser avaliado como