Resumo de analise organizacional
Assunto de interesse da empresa
Fatores q influenciam a ampllit. Pratica de controle: atrib pessoais do chefe; habilidade dos chefes em lidar c/ subord; nível de capac. Profissional do chefe, nível de instabilidade interna da empresa; capacit, profiss dos subordin; grau de delegação de autoridade existente; grau de motivação;
À medida que a pessoa sobe no nível hierárquico, sua amplitude de controle torna-se menor. Também ocorre de no mesmo nível hierárquico, haver variação de amplitude de controle.
Nº de subordinados maior: perda de controle; desmotivação;falha de comunicação; demora e ma estruturação das decisões, queda no nível de qualidade.
Nº de subordinados menor: capacidade ociosa do chefe, custos maiores, falta de delegação; desmotivação e pouco desenv dos subordinados.
Nº ideal de funcionários =4
3 tipos de relação dos chefes:
Singular direta = entre chefe e cada um dos subordinados;
Grupal direta = chefe e cada permutação possível dos subordinados;
Cruzada = qnd os subordinados interagem;
3 fatores importantes p/ analisar o problema das amplitudes de controle:
Nível e tipo de controle necessário;
Nível de conhecimento dos subordinados;
Capacidade e abertura da comunicação entre as pessoas da empresa;
Níveis hierárquicos = conj de cargos com um mesmo nível de autoridade. Vários níveis que compõe a hierarquia de ma estrutura organizacional.
Desenho organiz = diferenciação, formalização, centralização e integração
Diferenciação = divide em departamentos ou subsistemas e em camadas de hierarquia: responsável pela complexidade organizacional, qnt maior a empresa é necessário vários esquemas de integração e entrosamento p/ coordenar o funcionamento e obter harmonia. Custos altos.
Horizontal = departamentos ou divisões pela departamentalização;
Vertical = divisão pelos níveis de