RESUMO DO ARTIGO: A EVOLUÇAO DA ANALISE ORGANIZACIONAL NO BRASIL (1961-93)
(1961-93)
Carlos Osmar Bertero ** Tania Margarete Mezzomo Keinert
A evolução da produção brasileira em Análise Organizacional a partir dos artigos publicados pela RAE no período de 1961-93. PALAVRAS·CHAVE:
Análise Organizacional, teoria organizacional, variáveis organizacionais, análise de conteúdo, administração brasileira.
'* Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos
Humanos e Pesquisadora do Centro de Estudos de Administração
Pública e Governo, ambos da EAESP/FGV.
Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 34, n. 3, p. 81-90 Mai./Jun. 1994 pag. 81
RESUMO DO ARTIGO:
Esse artigo aborda uma questão muito importante no cenário das empresas brasileiras que é de sumo importância nas organizações. O termo Análise Organizacional foi adotado recentemente em diversos círculos para englobar o estudo de organizações independentemente das variáveis utilizadas e da ênfase que se coloque.
A produção brasileira em Análise Organizacional é divulgadora no sentido de repetir didaticamente o que foi produzido lá fora é também aplicada, à medida que usa conceitos modernos e retoma experiências estrangeiras procurando utilizá-las para analisar, explicar e solucionar questões administrativas brasileiras são ainda crítica e reflexiva à medida que questiona e procura invalidar total ou parcialmente perspectivas e soluções que são produzidas; é também aplicada, à medida que usa conceitos modernos e retoma