Resumo de agricultura
CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA
Introdução
O arroz de terras altas foi a principal cultura utilizada na conversão do Cerrado para a agricultura, entre as décadas de 1970 e 1990. Com o tempo, a soja, comumente em monocultivo, passou a ocupar a maioria das áreas agrícolas nesse bioma. Como a sustentabilidade do sistema plantio direto reside na rotação de culturas e no uso de plantas de cobertura para a formação de palhada sobre o solo, o arroz de terras altas é uma alternativa ao milho, na rotação com a soja, principalmente para a reforma de pastagem que cobrem a maior parte da região de Cerrado sob uso.
Vale salientar que essa rotação de cultura não se restringe apenas na preservação do bioma, mas também em melhorar as características de cada cultura presente.
Este trabalho teve como objetivo avaliar a ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura e a sua influência sobre o desempenho da rotação entre arroz de terras altas e soja.
Materiais e Métodos
O estudo foi feito na fazenda Capivara, no município de Santo Antônio de Goiás,GO de março de 2008 a abril de 2010.
Antes da instalação do experimento a área havia sido cultivada com soja em sistema de plantio direto e permanecido em pouso nas safras de 2005/2006 e 2006/2007. Na safra de 2007/2008, realizou-se nova calagem e cultivou-se a soja. A colheita da soja ocorreu em 22/03/2008 com produtividade média de 3.000 kg.
Em 25/03/2008 realizou-se a semeadura das plantas de cobertura com arranjos de parcelas subdivididas no tempo. Os tratamentos consistiram de quatro espécies de plantas de cobertura e uma área em pouso.
A dessecação das plantas de cobertura foi feita em 21/10/2008, com o herbicida glifosato. A semeadura de arroz de terras altas foi feita em sistema de plantio direto 36 dias após a semeadura na forma de ureia. No