Agricultura Resumo
As dimensões naturais agrículas são a fertilidade do solo; topografia; disponibilidade de água. Já as socioeconômicas são desenvolvimento tecnológico; grau de captalização; estrutura fundiária; relações de trabalho. Precisa-se de uma análise desses componentes para considerar a prudução agrícula como um sistema.
Os sistemas agrículos podem ser classificados em:
Intensivos – faz o uso intensivo dos meios de produção e na qual se produz grande quantidade de um único tipo de produto.
Extensivos: faz o uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção.
Importante: Essa classificação independe do tamanho da área do cultivo ou de criação.
Na pecuária.
O rendimento é avaliado pelo número de cabeças pot hectare.
Característica da pecuária intensiva: aumento da produtividade e do rendimento.
Quando o gado se alimenta apenas em pastos naturais e a criação apresenta baixa produtividade e sustentabilidade, é pecuária extensiva.
Gestão de mão de obra:
Agricultura familiar:
Os membros da família, sendo eles ou não donos da terra, administram a propriedade e os investimentos necessários às decisões sobra o que e como produzir.
Agricultura de subsistência: é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do fazendeiro e de sua família. (prevalece nas regiões mais pobres.)
Agricultira itinerante: é quando a família, ao perceber que o volume de produção está baixo, desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação acelerada de uma nova área, a qual será brevemente abandonada.
Agricultura de jardinagem: feita em planície inundáveis, muita mão de obra, praticado em pequenas e médias propriedades, cultivado pelo dono e sua família, se obtem alta produtividade, recorre a utilização de sementes, fertilizantes, técnicas de preservação do solo, avanços biológicos. Coisas que permitem a fixação da família por tempo indeterminado.
Agricultura patronal:
prevalece