Resumo das teorias da enfermagem
Teoria: “Um conjunto de conceitos, definições, e propostas inter-relacionadas, que apresentam uma visão sistemática dos fenômenos, especificando relações entre variáveis, como propósito de explicar e prever os fenômenos ”.
Elas proporcionam o referencial teórico que norteia a implantação do processo de Enfermagem, sob uma perspectiva de assistência sistematizada.
No Brasil por volta dos anos 70, o marco de modernização para o ensino e pratica de Enfermagem se fez com a publicação de Wanda de Aguiar Horta.
São 4 os conceitos básicos da enfermagem na teoria:
Pessoa: Refere- se a todos os seres humanos. As pessoas são receptoras no cuidado de enfermagem, elas incluem indivíduos, família, comunidade e grupo.
Ambiente: Incluem fatores que afetam indivíduos interna e externamente. Significa principalmente o cenário onde os cuidados de saúde são prestados.
Saúde: Geralmente refere-se ao estado de bem estar da pessoa.
Enfermagem: É conceito central para todas as teorias de enfermagem. As definições de enfermagem descrevem o que a enfermagem é e o que os enfermeiros fazem e como os mesmo interagem com os clientes.
Dorothea
Teoria do autocuidado:
Baseada em ações voluntarias que o individuo e capaz de realizar, tendo a responsabilidade de cuidar de si mesmo para sua saúde e autoestima.
Dorothea Orem define que autocuidado é o desempenho ou a pratica de atividades que os indivíduos realizam em seu beneficio para manter a vida, a saúde e o bem estar.
Dorothea Orem vincula o autocuidado a três categorias de requisitos, que são:
-Universal, desenvolvimento e desvio de saúde.
Os requisitos universais do autocuidado, preconizados por Dorothea Orem, estão relacionados, de uma maneira geral, com atividades de vida diária do individuo a ser assistido.
Alguns requisitos principais:
Manutenção de uma ingestão suficiente de ar;
Manutenção de uma ingesta suficientes de água;
Manutenção de uma ingesta suficiente de alimentos;
Prevenção dos