Desenvolvimento Wanda Horta
Foi uma intelectual de vanguarda, ávida por buscar conhecimentos e aprofundamento na área da enfermagem. Abriu fronteiras em nível nacional e internacional, ensinou e aprendeu, mas, principalmente, disseminou as teorias de enfermagem.
A Teoria das Necessidades Humanas Básicas representa um marco na sua trajetória profissional, auferindo-lhe, pelo conjunto da obra, o reconhecimento e o título de “1ª Teórica Brasileira”. A constituição de Wanda como pessoa e profissional tem raízes na sensibilidade e na cientificidade, que se expressam na sua obra de referência, a “Teoria das Necessidades Humanas Básicas”.
Atualmente, no processo de enfermagem, essa teoria é referência de muitas instituições hospitalares que utilizam seus conceitos, na busca da elevação do nível de consciência e de ação da equipe de enfermagem e dos outros profissionais da saúde.
Segundo Wanda existem três seres imprescindíveis na enfermagem:
•Ser enfermeiro (gente que cuida de gente);
• Ser cliente/paciente (indivíduo, família, comunidade);
• Ser enfermagem (comprometimento, compromisso).
Acreditava que o objetivo da enfermagem é o ser humano, assistindo-o no atendimento de suas necessidades básicas, como entes queridos. Observando, então, a necessidade de criar uma teoria na qual ela acreditava. Procurou mostrar a enfermagem como uma ciência aplicada, transitando da fase empírica para a fase científica.
Inspirou-se na teoria de motivação de Maslow, descreve sobre:
- Segurança
- Amor
- Estima
- Auto Realização
- Necessidades Fisiológicas
Na enfermagem, segundo Horta, busca-se utilizar a denominação de João Mohana:
- Necessidades de nível psicobiológico;
- Necessidades de nível psicossocial;
- Necessidades de nível