A Grécia Antiga
Índice
Introdução
Este trabalho expõe o tema a Grécia Antiga e tem como objetivo apresentar a arquitetura, a escultura e a pintura na Grécia Antiga, bem como corresponder as expetativas da professora Alexandra Flores. A arte grega era o reflexo da sua civilização, em que os seus objetivos eram procurar a perfeição, beleza e harmonia universal. Esta arte caracterizou-se pela harmonia e perfeição das formas, pela sobriedade e pelo equilíbrio. Desenvolvera um conjunto de regras pré estabelecidas para a concretização da obra de arte ideal. Os gregos focavam-se na figura humana, representando sempre a figura masculina como centro de todas as manifestações.
Arte Grega
Na arte, os gregos exerceram uma influência muito grande na sua orientação na cultura ocidental. Desenvolveram cânones, que eram unidades, regras e valores pré estabelecidas para a concretização da obra de arte ideal. O belo só existia caso estes cânones fossem aplicados, transformando a arte numa produção exclusivamente racional. A obra de arte grega era muito realista, pelo que a religião não a influenciou de modo algum; antes, a obra era produzida em volta de uma ordem universal. Os gregos introduziram a perspectiva na representação, uma novidade na arte.
A arte grega era o reflexo da evolução da civilização. Os objectivos da arte eram procurar a Beleza e Harmonia Universal, conceitos suportados pela filosofia (também introduzida por este povo). Foi esta concepção que originou o Classicismo. A arte grega caracterizou-se pela harmonia das formas, pela sobriedade e pelo equilíbrio. O humanismo (homem como centro das manifestações) constitui-se em outra de suas características.
A Cultura Arcaica
Foi a partir do séc. VII a.C., a cultura grega começou a revelar-se. A data que marca o início da cronologia da civilização grega começa exactamente neste século,