Resumo dabbawala
Master em Gestão de Projetos
O Sistema Dabbawala: Entregas a tempo, todo o tempo
Débora da Silva Santos – RA: 20706922
Março/2015
Resumo: O Sistema Dabbawala: Entregas a tempo, todo o tempo
Os dabbawalas são entregadores de dabbas (marmitas feitas com comida da casa do cliente), eles atuam na cidade de Mumbai, na Índia, há cerca de 120 anos. Mesmo com as transformações ocorridas ao longo dos anos na cidade, a abordagem de trabalho dos dabbawalas permaneceu a mesma: uma força de trabalho semi alfabetizada que recolhem os dabbas nas casas dos clientes e os entregam nos escritórios, depois os devolvem vazios aos seus locais de origem.
Em 2008 aproximadamente 8 milhoes de transações foram realizadas (6 horas por dia, 6 dias por semana, 51 semanas por ano) com um nível de qualidade comparável ao Six Sigma, e sem a utilização de tecnologias como computadores ou celulares.
Nos últimos anos o sistema dabbawala começou a atrair a atenção internacionalmente, como o Príncipe Charles, industriais famosos e executivos de empresas de distribuição como FedEx. Pessoas visitaram Mumbai com o intuito de conhecer o sistema e entender o funcionamento desta cadeia de abastecimento, que provê suporte financeiro vitalício aos seus membros, estes determinam suas próprias políticas de recrutamento, logística, retenção de clientes, precificação e resolução de conflitos. Os grupos elegem representantes de comitê gestor, que em reuniões mensais, abordam temas sociais e operacionais que afetam os dabbawalas, e discutem a solução de problemas que não puderam ser resolvidos pelos grupos locais.
Em janeiro de 2010, durante a reunião de comitê dos dabbawalas, um dos conselheiros, Anil Joshi apresentou suas ideias de sofisticar o website que havia criado em 2005, com o intuito de incluir um processo de pagamento para pedidos de coleta on-line e serviço de mensagens de texto. A criação do site na língua inglesa atraiu a atenção da