resumo da trajetoria do ensino da filosofia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE FILOSOFIA
SÃO LUÍS –MA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE FILOSOFIA
ALANA AMANCIO SOUSA
Resumo apresentado para a disciplina de Praticas Investigativas em Filosofia I, ministrado pela Prof.ªdr. Marly Cutrim para a obtenção parcial da terceira nota.
SÃO LUÍS –MA
2014
Trajetória do Ensino da Filosofia
A abordagem da filosofia em grande parte das escolas no Brasil é uma novidade, já que por muito tempo o seu ensino em escolas públicas foi proíbido, isso ocorreu durante a ditadura militar, periodo no qual o ensino da filosofia tornou-se perigoso para os planos do regime, mas nem sempre foi assim, durante a colonização o ensino de filosofia acontecia, era uma educação voltada para a formação de padres, isso também muda com espulsão dos jesuítas do Brasil e a educação toma então um novo rumo.
A lei 4.024/1961 sancionava a presença da filosofia em escolas, porém as escolas não eram obrigadas a oferecer a disciplina. No periodo da ditadura a disciplina foi substituida por Educação moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil, a filosofia nas universidades não foi banida, porém eram vigiados pelo governo para não implantar ideias contrárias ao regime. Há estudiosos que afirmam que a filosofia não foi banida das escolas, alegavam isso com base no ensino que colégios reliogiosos mantiam sobre filosofia, menciona também a universidade Mackenzie como exemplo.
Após o fim da ditadura foram necessários muitos movimentos para colocar a filosofia como disciplina obrigatória nas escolas, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso a proposta de obrigatóriedade da filosofia foi aprovada pela Câmara, mas vetada pelo Governo, somente em 2008 a proposta foi aprovada incluindo a disciplina de sociologia como obrigatória em