Resumo da teoria classica da administração
383 palavras
2 páginas
Teoria da Administração cientifica Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, esta troce um novo sistema produtivo, a industrialização existia máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho, este constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem receber qualquer orientação perde muito tempo e verificou que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar não recebia qualquer contrapartida, não tendo assim motivação para aumentarem a produção. A Teoria da Administração Científica foi desenvolvida, 1890 e 1930. Surgiu da necessidade de determinarem-se cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os trabalhadores. Segundo a teoria da Administração Cientifica a motivação do homem para o trabalho é exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximo esforço na produção se for materialmente recompensado através de incentivos salariais e prémios de produção. Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objectivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa.
Princípio do planeamento: Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
Princípio da preparação dos trabalhadores: Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.
Princípio do controlo: Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com