Resumo da rol
Data: 07.02.2011
Horário: 21:00h
Participantes: Liandra Caldasso (Tutora) / Mauro G. Miranda / Simone Teixeira / Maria Vedovato / Valdir Silva
O debate iniciou-se com algumas orientações sobre o uso das ferramentas disponíveis atraves do site da FGV, seguida pela apresentação dos alunos presentes na ROL.
A primeira atividade foi a discussão utilizando o didática “one-minute-paper” onde os participantes puderam se expressar sobre a necessidade do uso racional dos recursos naturais na sociedade.
A opinião geral dos alunos foi de que o embora se discuta muito sobre o assunto e conscientização seja bem propagada, ainda há muito que se fazer. O exemplo de Belo Monte foi citado como uma obra do governo que não equacionou de maneira justa as questões ambientais, sociais e econômicas. Um aspecto apoiado durante o debate foi à necessidade investimentos na educação do país. Outro fato apresentado foi o descaso do governo com aspectos sócio-ambientais. O Estado está preocupado com o crescimento a qualquer preço.
Existem hoje uma força positiva das ONGs ambientais e as grandes empresas estão caminhando em busca de soluções visando alcançar selos verdes e a sustentabilidade. Foi citado o exemplo de redes de hipermercados que decidiram cancelar a compra de carne bovina proveniente do Amazonas, pois estavam preocupadas com sua imagem.
A discussão parte para o lado político da questão, onde os participantes opinam sobre o papel do Estado em cuidar de assuntos sócio-ambientais, onde o principal ponto destacado foi a necessidade de cada cidadão de cobrar atitudes dos políticos no poder.
Em vista do conteúdo apresentado, acredito que embora a sociedade tenha evoluído em discussões ambientais, ainda temos um logo caminho a percorrer. O desejo é de que a velocidade na busca de soluções, seja por parte da sociedade ou do Estado, possa aumentar, de maneira a diminuirmos os impactos causados ao meio