estatistica
São figuras que representam visualmente dos dados estatísticos. Geralmente são apresentados sobre a forma de gráfico. Os gráficos se apresentam em seis principais tipos:
• Gráfico de Barras (horizontal);
• Gráfico de Colunas (vertical);
• Gráfico de Linhas;
• Gráfico de Setores (pizza);
• Gráfico de Dispersão;
• Gráficos Pictogramas;
• Gráficos Cartográficos.
GRÁFICOS EM BARRAS HORIZONTAIS
O gráfico de barras exibe as séries de dados como conjuntos de barras horizontais.
GRÁFICO DE COLUNAS (VERTICAL)
Um gráfico de coluna exibe uma série como um conjunto de barras verticais agrupadas por categoria. Os gráficos de coluna são úteis para mostrar alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.
GRÁFICO DE LINHAS
Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectados por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.
GRÁFICO DE SETORES (PIZZA)
Este gráfico é construído com base em um círculo, e é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dados no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes. Os setores são tais que suas áreas são respectivamente proporcionais aos dados da série.
GRÁFICO DE DISPERSÃO
São gráficos onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cada elemento do conjunto de dados. Esta figura permite a identificação entre causas e efeitos para avaliar o relacionamento entre variáveis.
GRÁFICOS PICTOGRAMAS
São representações constituídas a partir de símbolos ou figuras que têm ligação com o assunto em estudo. Este tipo de gráfico tem a vantagem de despertar a atenção do público leigo, pois sua forma é atraente e sugestiva. Os símbolos devem ser autoexplicativos. A desvantagem dos