as massas de ar
O que são
As massas de ar são corpos que se deslocam, atingindo as regiões dependendo de seu local de formação (continental ou marítima) relacionadas à presença de água e temperaturas.
Formação de uma massa de ar - Regiões de origem.
Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo a adquirir as suas características. A estas regiões chamam-se regiões de origem das massas de ar. Assim, quando um anticiclone estaciona sobre uma destas regiões, e devido aos seus ventos fracos e à sua subsidência (movimento vertical descendente), o ar vai lentamente absorvendo as características termodinâmicas dessa região. Esse processo faz com que o ar fique com uma distribuição uniforme da temperatura e da umidade, quer na horizontal quer na vertical.
Classificação das massas de ar. As massas de ar são classificadas tendo em atenção três fatores: a sua região de origem, as influências sofridas e o seu comportamento termodinâmico.
Quanto à sua região de origem as massas de ar podem ser Árticas (A), Polares (P), Tropicais (T) e Equatoriais (E).
Quanto às influências sofridas podem ser continentais (c) e marítimas (m).
Quanto ao seu comportamento termodinâmico podem ser quentes (w) ou frias (k).
Para caracterizar as massas de ar utiliza-se uma letra de cada um destes três grupos, dispostas pela ordem com que foram apresentadas. Assim, temos massas da ar árticas continentais frias (Ack); tropicais marítimas quentes (Tm); polares continentais quentes (Pcw), etc.
FRENTES; quando dizemos que uma frente esta por vir estamos correlacionando a mudança climática, estas frentes podem ser frente fria; que substitui o calor pelo frio frente quente; substitui o frio pelo calor,
“ estacionaria; sem a cação do vento entre a massa de ar fria e quente ou seja quando um vento vai para um lado e outro formando os ciclones
“