Massas de Ar
Classificadas de diferentes formas, as Massas de Ar podem ser polares ou tropicais e continentais ou marítimas, em relação ao local onde se formam. Deste modo, as diferenças de temperatura e umidade são determinadas pelas diferenças entre elas, podendo ainda serem determinadas pelo deslocamento da massa por sobre regiões de umidade distinta.
Quando duas Massas de Ar de naturezas diferentes se encontram (quente e fria), a camada de transição entre as duas é chamada de Superfície Frontal (ou Frente), podendo esta ser fria (avanço do ar frio sobre o ar quente), quente (avanço do ar quente sobre o ar frio), oclusa (encontro de frente fria em direção à frente quente) ou estacionária (retardo de uma frente que deveria avançar).
Temos ainda os Deslocamentos, que são, basicamente, ventos, horizontais (que se movem paralelos à superfície) ou verticais (que se movem perpendiculares à superfície).
Como as massas de ar se deslocam de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão, ao se deslocarem, elas vão aos poucos perdendo suas características originais e tomando forma das características das regiões por onde passam devido ao movimento de rotação da terra. Este movimento gera a força de Coriolis, que age como uma força de deflexão e que no hemisfério norte desvia o ar para a direita do seu caminho enquanto que no Hemisfério sul desvia para a esquerda e também gera a célula de Hadley – responsável