Capacitação de profissionais da atenção primaria a saúde para educação em diabetes mellitus
O objetivo do estudo foi desenvolver oficinas com os profissionais de saúde da atenção primaria, para atualização de conhecimentos sobre Diabetes Mellitus, para melhor orientação aos pacientes permitindo-lhe educação do autogerenciamento dos cuidados da doença.
Métodos: foram realizadas oficinas participativas onde foram utilizadas atividades baseadas em técnicas lúdicas, vivencia e dinâmica de grupo.
Participaram do estudo 85 profissionais de saúde da atenção primaria (medico, enfermeiro, assistente social, dentista, psicólogo e técnicos e auxiliares de enfermagem) de quatro Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte/MG, em 2008. As oficinas foram coordenadas por 5 docentes (3 enfermeiras e 2 nutricionistas) que contaram com a colaboração de 8 alunos de enfermagem e nutrição.
As oficinas tiveram três etapas: avaliação de conhecimentos dos profissionais de saúde previamente com base em rol de competências requeridas para o autocuidado e autocontrole do diabetes; este rol tem 4 eixos: fisiopatologia, nutrição, educação física, insulinoterapia. Cada item foi avaliado considerando três possibilidades de respostas: presente, ausente e parcialmente ausente.
Na segunda etapa foram realizadas oficinas onde buscou-se resgatar o conhecimento da equipe sobre Diabetes Mellitus, plano alimentar, atividade física, pé diabético e estudo de caso. Os temas foram abordados em dinâmicas lúdicas, jogos, estudos de caso e painel.
A terceira etapa consistiu na aplicação de um instrumento de avaliação das oficinas com os 85 profissionais de saúde em 4 questoes: metodologia, conteúdo, tempo de duração e material dida tico. Após um mês foi aplicado novamente o rol e competências requeridas que permitiu verificar menor percentual de acertos a respeito de fisiologia e exames complementares apontando necessidade de educação continua com as equipes de