Resumo da historia politica do antigo oriente proximo
No Egito a sociedade seguia o modelo tradicional imutável, na Mesopotâmia era diferente, região de muitos povos, teve uma mobilidade social intensa, isto vai torna-la muitas vezes difícil de compreendê-la.
BUROCRACIA E SOCIEDADES ANTIGAS.
Nestas sociedades a definição do que seja burocracia, seria então a existência de um quadro de funcionários hierarquicamente organizado a serviço do estado. Mostra semelhanças entre estas sociedades e as sociedades modernas e contemporâneas. Segundo o historiador Fábio faversani o termo burocracia nestas sociedades antigas, dependiam muito do modo que elas se comportavam, como podemos observar no caso da sociedade romana nela as pessoas que trabalhavam para o estado tinham uma relação social ou patronato, o funcionário devia obediência ao seu senhor, diferente das sociedades atuais que adotam o modelo impessoal. Para tentar explicar estas diferenças Weber, formula o conceito de burocracia patrimonial, segundo ele, o funcionário racionaliza as regras estabelecidas e as executa, o que se opõe a tradicional obediência ao seu senhor, que não possui regras. Estas diferenças entre as sociedades modernas e antigas, do lado antigo a burocracia patrimonial a tradicional relação pessoal entre funcionário e estado, no moderno caracterizado como impessoal, podemos notar outra diferença a questão da competência, pois no Egito era normal um único funcionário acumular varias funções, desde que fosse do interesse do rei, não havia a separação, outra característica desta sociedade. Enquanto na sociedade moderna vemos a capacitação e concurso para o ingresso no quadro de funcionários.
J. David Schloen, a sociedade antiga é um patrimonial house hold (PHM), a ordem social é simplesmente uma extensão da morada do rei ou dos deuses como alguns consideravam seus governantes, portanto são impessoais, exatamente como pensava Weber.
A MONARQUIA FARAÔNICA
De característica teocrata onde o rei era