Resumo da Civilização Grega
Grécia
Características: Pequenas faixas de terra cercadas pelo mar e grande número de ilhas, território marcado pelo relevo acidentado e por poucas terras férteis.
As poucas áreas propícias para a agricultura e o litoral entrecortado com muitos portos naturais impulsionaram o comércio marítimo e a expansão territorial.
A Grécia dividia-se em pequenas unidades político-administrativas.
A Grécia antiga dividia-se em três importantes regiões: Grécia continental, Grécia insular e Grécia peninsular. E com a expansão territorial, os gregos ocuparam o sul da Península Itálica, chamado Magna Grécia, pequenas áreas no sul da Europa, a costa do Mar Negro e uma estreia faixa litorânea da Ásia Menor, denominada Grécia asiática.
A Civilização cretense
Cerca de mil anos antes da sociedade grega, desenvolveu-se, na Ilha de Creta, a civilização cretense. Sua atividade mais importante era o intenso comércio marítimo com o Egito e com os povos vizinhos da Ásia Menor. Por meio do comércio, estabeleceu relações com muitas ilhas do Mar Egeu e também com a Grécia continental.
Os cretenses elaboraram um tipo de escrita chamada de Linear A, ainda não totalmente decifrada.
Os cretenses dominavam técnicas de construção avançadas. Foram encontrados palácios luxuosos de cerca de 2000AC, que gradavam joias, peças de cerâmica, pinturas e estatuetas de grande valor artístico.
A sociedade cretense entrou em declínio por volta de 1450 a C , devido à invasão dos aqueus, povo indo-europeu, que impuseram sua economia e língua aos cretenses, incorporando também muitos aspectos da cultura desse povo.
Os Micênicos
Uma das principais cidades fundadas pelos aqueus foi Micenas, por isso a civilização formada por eles é chamada de civilização micênica. A escrita micênica, a Linear B, é considerada a forma mais antiga da escrita grega.
Os micênicos eram excelentes guerreiros e dominavam avançadas técnicas de combate. Os soldados usavam armaduras de bronze, lanças,