Gr cia
Pré-homérico e Homérico
Período Pré-Homérico (XX – XXI a.C.)
Período do qual ocorreram invasões de povos arianos (indo-europeus) formando a civilização grega, povos de diferentes regiões começaram a se fixar nesse “Mundo Grego”... Os primeiros povos, foram os aqueus que se estabeleceram em busca de terras férteis, fundaram a importantes centros urbanos e junto com os Aqueus vieram os eólios, jônios e dórios que contribuíram para a civilização da Grécia.
Eólios: carregavam-se consigo uma cultura baseada na agricultura, envolveram-se na colonização do litoral do mar Egeu, seu nome teria surgido pela suposta descendência de Eólio, o Deus do Vento.
Jônios: possuíam uma grande organização social de tradição militar, sua contribuição na cultura grega era forte na ciência e no raciocínio... por onde passavam conquistavam os territórios, não matavam os inimigos derrotados e sim os transformavam em escravos, sua fortificação de muralhas era muito poderosa, viviam em uma sociedade bem igualitária, dividindo suas terras de um modo igualitário, chamando-as de glebas.
Dórios: Ascendentes dos Espartanos eram dedicados as atividades militares utilizando-as para obter recursos, sua chegada foi marcada por uma violenta invasão que havia se estabilizado antes de sua chegada, antes dos Dórios os Aqueus invadiram a região sem uso da violência e com seu conhecimento avançado, desenvolveram a cultura com a Civilização micênica, mas por conta do ataque dos Dórios o que havia sido construído nessa civilização foi destruído. Civilização Micênica: dada origem pelos Aqueus, considerada uma sociedade bastante sofisticada da cultura grega pela disseminação artística e a avançada organização política que via as mulheres com igualdade, a civilização se desenvolveu mais com base do conhecimento dos Aqueus e nesse momento se iniciava a Idade do Bronze para eles seu deus maior era Poseidon, no final da época micênica o deus principal passou a ser Zeus, seu fim