Seminario O Corpo
Na Grécia antiga a sociedade e a natureza eram explicada através da teogonia e da cosmogonia, sendo a TEOGONIA, baseada no desenvolvimento e da origem do mundo a partir das relações sexuais e das vontades dos deuses, e era essas relações que que determinavam o nascimento dos deuses dos heróis dos homens e das coisas da natureza, enquanto a COSMOGONIA personificava os elementos e os fenômenos da natureza, ordenando a realidade, ou seja buscava narrar a origem e a formaçao do universo.
Pensamento reflexivo:
Os primeiros filósofos embora ainda muito influenciados pela visão mítica apresentaram três novidades que possibilitariam uma nova visão da realidade e uma nova estruturação espiritual da vida.
A primeira é a ideia que a natureza tem suas próprias leis, ou seja, a indagação ( procurar saber,tentar descobrir ou investigar) sobre a realidade deveria ser dirigida as próprias coisas da natureza, elas independentemente dos homens tem suas próprias normas que a regem. Então a origem o desenvolvimento das coisas que existem não deveriam ser buscado fora da natureza, como era buscado nas vontades dos deuses ou em uma realidade mágica, assim então a natureza deveria ser desvelada na sua norma na sua essência.
A segunda é o homem pode captar essa legalidade, ou seja o homem tem capacidade de entender as leis da natureza a sua essência, ele pode fazer isso sem artifícios mágicos ou místico como era entendido, ele faz isso ( captar a legalidade das leis da natureza) e compreender as leis da natureza a partir da observação.
Mas so observando é capaz de chegar a uma compreensão verdadeira? Não NE, então essa é a terceira novidade, o homem pode chegar a essência das coisas