Gr Cia Antiga
A Grécia atualmente é conhecida por ser um estado unificado desde 1829, porem nem sempre foi assim a Grécia já foi caracterizada por ter um conjunto de cidades estados que se espalhava ao longo do mar mediterrâneo.
Em função da ocupação desordenada pelos gregos os territórios foram divididos em três partes a porção continental ou a ática, o Peloponeso e a costa da Ásia menor. Além disso eles também se alastraram pelas margens do mar negro.
Apesar de espalhados pelo extenso território, os gregos tiveram que conviver com uma característica em geral em sua região como por exemplo a superfície em que viviam era irregular formada por montanhas rochosas intercaladas por íngremes despenhadeiros,
Gregos
Apesar de serem isolados territorialmente falando eles tinham características que criava um vínculo naquela região na qual seria uma denominação dada para a sua terra pátria, Hélade, eles mesmos se chamavam de helenos, pois havia um sentimento de pertencimento a Hélade que integravam todos os helenos. Prova disso seria a utilização de uma mesma língua e em relação ao seu sangue, pois acreditavam que possuíam antepassados em comum.
Porém só se pode afirmar que houve uma identidade helênica XX anos antes de cristo, eram seminômades chamados de pelasgos. Daí então o deslocamento de povos do oriente médios como; aqueus, eólios, jônios e dórios surgindo-se assim os primeiros gregos. Simultaneamente na ilha de Creta surgia uma civilização que dominou o palácio de Cenossos, famosa por suas magnificas construções e pelo domínio do bronze.
Porem a supremacia cretense durou até meados do século XV quando os micênicos(aqueus) passaram a se destacar com a poderosa cidade de Micenas. Tanto os cretenses quanto os micênicos possuíam a política, a economia e a cultura semelhante aos povos egípcios e mesopotâmios. Os reinos eram independentes e seus reis tinham o poder legitimado pela religião politeísta. Porém o sistema de governo imperial continuou na mesopotâmia e Egito, já na