Resumo da apresentação do livro RAÍZES BRASILEIRAS de Sergio Buarque de Holanda
Disciplina: Cultura Brasileira
FICHAMENTO DA APRESENTAÇÃO DO LIVRO “RAÍZES DO BRASIL”
DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
“Raízes do Brasil” de Sergio Buarque está entre os grandes livros que ensinaram o brasileiro a refletir e se interessar pelo seu país, com uma abordagem diferente sobre o passado, as mudanças sociais e a compreensão da política do país.
Traziam a denúncia do preconceito de raça, a valorização do elemento de cor, a crítica dos fundamentos “patriarcais” e agrários, o discernimento das condições econômicas, a desmistificação da retórica liberal.
No decorrer do livro, o autor trata da frouxidão das instituições e falta de coesão social herdadas dos portugueses e espanhóis, que tinham aversão ao trabalho regular e às compensações a longo prazo, acomodando-se no provisório e nas formas de fazer fortuna rápida, usando da escravidão para fugir da necessidade de cooperar e organizar-se.
“O semeador e o ladrilhador”, que começa pelo estudo da importância da cidade como instrumento de dominação e da circunstância da cidade como instrumento de dominação e da circunstância de ter sido fundada nesse sentido. (...) O espanhol (...) buscava regiões internas. A isso correspondia o intuito de estabelecer um prolongamento estável da metrópole, enquanto os portugueses, norteados por uma política e feitoria, agarrados ao litoral, de que só se desprenderiam no século XVIII, foram “semeadores” de cidades irregulares, nascidas e crescidas ao deus-dará, rebeldes à norma abstrata.
Holanda fala sobre o homem cordial, cuja formação familiar faz com que se habitue às relações de simpatia e intimidade e tenha dificuldades para lidar com situações de formalidade e impessoalidade, se opondo aos ritualismos da polidez.
Ao que se poderia chamar “mentalidade cordial” estão ligados vários traços importantes, como a sociabilidade apenas aparente, que na verdade não se impõe ao indivíduo e não exerce efeito positivo na